domingo, 3 de setembro de 2017

Por que os mortos?

Nove meses atrás, me inscrevi num curso de Técnicas de Necropsia*e, cursei ele por seis meses. Em maio desse ano, me inscrevi em outro curso, de Tanatopraxia**. Sempre que falo o que estudo e com o que trabalho (com os mortos), ouço: "Você é maluca", "Você sente fome?", Você come dentro do laboratório?", "Sonha com isso não?", "Não tem medo?", etc.  Uma única vez, me perguntaram: "Mas por que os mortos?" e só soube responder: "Porque os vivos me perturba muito." Mas na verdade, não sabia exatamente a resposta para aquela pergunta. Nunca mais me perguntaram isso, porém hoje sei a resposta.

Quando morremos, a única certeza é que somos todos iguais.
A maioria das pessoas, em vida, tentam ser melhores do que as outras. O branco tenta ser melhor que o negro. E vice versa. Moradores se achando melhor que o porteiro, a patroa achando um absurdo a filha da empregada ganhe mais que a filha dela, sendo que ambas tem faculdade, porém a filha da empregada trabalha em três empregos. A pessoa que tem mais formação acadêmica que a outra ou uma posição social melhor. Hétero vs homossexual. Um querendo ser superior ao outro, mas quando morremos, vamos todos para o mesmo lugar.

Na minha mesa, onde deitou a rica, deitou o pobre, o negro, o branco, o homossexual, o hétero, o porteiro, a empregada, a filha a empregada e da patroa, o formado, o analfabeto... Todos tratados da mesma maneira. Todos tratados com os mesmos instrumentos. Sem tratamento especial, porque ali, ninguém é melhor do que ninguém.

Quando se trabalha com a morte ou próximo dela, percebe - se que perdemos muito tempo com coisas pequenas e nos lamentamos demais, quando apenas precisamos agradecer pelo o que temos. Tudo acontece por um motivo: desde a pessoa que entra na nossa vida, as que sai e as que mantemos por perto. A vida é curta demais pra guardar rancor com pessoas desnecessárias. Aproveite cada momento, cada instante, cada pessoa. Não julgue o próximo, você não sabe o que ele (a) passa, nem como vive, não conhece sua história de vida. Somos todos iguais, mas passamos a vida inteira tentando aprender isso, mas não conseguimos ou simplesmente não queremos. E quando nos damos conta, já estamos mortos. Tarde demais pra aprendermos qualquer coisa.

Por que os mortos? 
Porque é onde todas as pessoas são iguais e livre de julgamentos.



*Técnicas de Necropsia: Identificação de corpos, abertura, evisceração e fechamento de corpos, identificação de órgãos, projeteis e traumas, fixação de peças atômicas para exames posteriores, guarda e arquivamento temporário do material, armação e limpeza da mesa de necropsia e instrumental

** Tanatopraxia: são cuidados e tratamentos dispensáveis ao corpo após a morte. Ou seja, procedimento de preparação do cadáver para o velório ou funeral, assim o corpo não sofrerá pelo tempo solicitado pelos familiares e as decomposições naturais.




2 comentários:

  1. Com uma simplicidade magnífica vc conseguiu sintetizar em poucas palavras tudo que está acontecendo na sociedade em relação a etnia, sexualidade e posição social.
    Continue nesse caminho de palavras simples que todos conseguem entender que o seu inverno não tardará em se tornar primavera.
    Parabéns pelo texto! 💖

    ResponderExcluir