terça-feira, 26 de abril de 2016

Por que amo ler?

Ninguém cresce com aquela vontade imensa de ler. Isso se adquire com o tempo, dedicação e com algumas cobranças - ou incentivos -  dos pais.

Eu nunca gostei de ler. Minha mãe sofria pra que eu gostasse e nada que fizesse surtia efeito. Nem mesmo a escola. Em uma determinada série, fiz amizade com uma menina, que o pai dela era ator, diretor e roteirista de teatro e ficou abismado quando soube que eu não gostava de ler. Disse que era muito bom e que todos deviam aprender a apreciar uma boa leitura. Surtiu um efeito de leve em mim e passei a ir mais na biblioteca da escola, onde li O Mistério do 5 Estrelas e O Rapto do menino Dourado, de Marcos Rey, da coleção Vagalume e Ática, respectivamente. Porém, o verdadeiro amor pela leitura começou com Harry Potter. 

Na oitava série, fui ao cinema assisti Harry Potter e a Pedra Filosofal. na época eu amei o filme e uma amiga me disse que era baseado num livro. Sabendo que a vizinha tinha, pedi emprestado e o li em apenas em dois dias (levando em conta que só estudava, logo tinha tempo de sobra pra leitura). Foi aí que me apaixonei perdidamente por livros. Não sabia como fazer pra ler o segundo, pois a vizinha não tinha a coleção. Passei na livraria perto da escola, vi o preço do segundo livro e pensei, que se juntasse o dinheiro do lanche, por duas semanas, daria pra comprar. Foi o que eu fiz. Nunca passei tanta fome no recreio, mas valia a pena. 
Passado a duas semanas, com o livro na mochila, cheguei em casa, fiz o que tinha que fazer, minhas obrigações e no final da tarde comecei a ler. Primeira vez cheirando um livro novo, coração disparado, animação por continuar uma leitura desejada por duas semanas. Quando minha mãe chegou em casa, viu o livro na minha mão e perguntou como tinha conseguido. Disse a verdade e ela me encarou por um tempo. Pensei: "Estou encrencada". Ela sorriu, me olhou com um olhar de ternura e orgulho e disse: "Não precisa passar fome na escola. Quando quiser um livro novo, só me pedir que eu compro". Pedi o Prisoneiro de Azkaban e no dia seguinte ela tinha comprado. Depois disso não parei mais. Quando comecei a trabalhar, passei a comprar meus próprios livros, mas minha mãe ainda me dá alguns. Uma vez minha mãe disse para minha vó, que eu tinha muitos livros e que isso a deixava doida. Minha vó respondeu, calmamente:" Pensa pelo lado bom, Ruth. Ela poderia estar gastando com drogas". Nunca mais ouvi reclamação. 

Não sou uma pessoa que tem muito dinheiro, quero muito viajar para fora do país. Paris é minha maior vontade. quem me conhece, sabe dessa minha paixão por Paris.
Por que eu amo ler? Porque os livros me tiram da realidade, me fazendo viajar pra onde nunca imaginei que poderia ir.

Eu ajudei o Harry e seus amigos a destruir as Horcruxes e matar Aquele Que Não Deve Ser Nomeado. Fui a Terra Média, participei da reunião em Valfenda e lutei contra Orcs, para que o Frodo e o Sam conseguissem destruir o Anel. Visitei Forks e vi uns vampiros que brilham no sol. Ajudei Percy Jackson a salvar o Olimpo. Fiz o caminho de Santiago. Aprendi sobre alquimia. Resolvi casos em vários lugares com um detetive chamado Hercule Poirot. E viajei o mundo pra ajudar Robert Lagdon. Conheci de forma prazerosa o Quarto Vermelho da Dor e um homem muito, muito interessante chamado Cristian Grey. Me apaixonei pelo Mr Darcy, perdidamente. Vi a luta de Tristão e Isolda, para ficarem juntos. Acompanhei de perto ao lado da morte, a vida da Liesel e sua intrigante mania de roubar livros. Vi Woodbury no comando do Governador, lutei contra ele e sobrevivi a uma horda de zumbis. Lutei pelos direitos dos negros ao lado de Skeeter, Aibeleen e Minny. Vi anjos se rebelarem e brigarem, criando um verdadeiro Apocalipse, na terra. Vi o amor de um cachorro, Marley e seu dono. Corri pela minha vida, em um labirinto que se mexe, apenas pra tentar salvar a vida dos meus amigos, até porque C.R.U.E.L é bom. Vi o menino Soluço e seus Dragões. Ajudei a Suzannah a levar fantasmas pro seu devido lugar. Vi um homem se transformar no demônio, fazendo as pessoas contarem seus segredos mais profundos. Fiquei abismada quando vi um homem comprar um fantasma. Ajudei Mina Harker a se livrar do Drácula. 

Ainda tenho lugares pra estar. Pessoas pra conhecer. Amigos pra fazer. Guerras para batalhar. 






















Nenhum comentário:

Postar um comentário