quarta-feira, 27 de abril de 2016

Forever Young

Que a verdade seja dita, só quando somos criança é que queremos crescer. Pensamos que aos 18 anos iremos sair de casa, que se pode ter muito dinheiro apenas trabalhando num emprego regular, que quando acabamos a escola não precisamos mais estudar. E quando crescemos, percebemos que fomos enganados, não pelo nossos pais, mas pela expectativa que criamos na vida adulta. Se a gente soubesse que crescer fosse assim, teríamos brincado mais. A única coisa que queremos quando adulto, é ter as contas pagas, entrar numa piscina de bolinhas, pular numa cama elástica e dormir por mais de 8 horas seguidas. 
Não estou em crise existencial. Apenas quando comemoro aniversário. Saber que está chegando nos 30 dá um certo nervoso, não pela idade, mas por ser algo novo. Ou a gente espera que seja.

O post de hoje é sobre uma conversa que ouvi e participei, entre duas alunas, na academia onde trabalho. Sempre quando estou no fim do expediente, fecho as coisas, pego meu livro da semana e sento na bicicleta horizontal e leio. Fico ali porque fica de frente para tv, caso queira ver um pedaço da novela e também fica de frente pro ventilador, já que na recepção é um pouco quente. A conversa começou sobre a nova fase da novela, Velho Chico, onde comentamos que a peruca do Antonio Fagundes ficou ridícula e Cristiane Torloni está envelhecida. Papo calcinha.
Uma das alunas perguntou se o pescoço da Cristiane estava realmente pelancudo ou era maquiagem. Respondi que a atriz tem uma certa idade e que os lugares do corpo que denuncia a idade são: pescoço, mãos, joelhos e pés. Retornei a minha leitura e as duas alunas ficaram conversando sobre procedimentos estéticos, uma dizendo que todos esses procedimentos são temporários e a outra falando que valia a pena. Essa mesma aluna que disse que valia a pena, virou pra mim e disse: "Não quero envelhecer". Eu comentei: " Tenho medo de nunca envelhecer". O silêncio caiu sobre nós.

Sejamos sinceros mais uma vez, a sociedade é cruel com as mulheres em relação a envelhecer. O homem pode envelhecer, tem liberdade  pra isso. Fica bem com cabelos grisalhos, ganha um porte diferente, as rugas ficam bem para seu rosto e as meninas novinhas, dão em cima (em algumas situações). Porém, a mulher de cabelo branco? Tem que pintar. Mulher engordar? Não mesmo. Tem que se cuidar e ficar sempre magra e esbelta. Fazer tatuagem depois dos 40? Não está velha demais pra isso? Com alguns desses questionamentos , que a mulherada (na grande maioria), não consegue não só aceitar a idade que tem, como o envelhecer também. ,
Não tenho medo de envelhecer. Não quero morrer cedo. Enquanto estiver lúcida e com saúde, não importa se tenho 80 ou 100 anos, quero viver.

Mulheres, no geral, não deveriam, em hipótese alguma, se importar com a opinião alheia, sobre envelhecer. Seja feliz com o que tem ou com que vai ter no futuro. Se acha que pode melhorar, melhore. Se está feliz com você mesma, continue sendo. Tenha medo da alma envelhecer, com os sentimentos de rancor, tristeza, sede de vingança, infelicidade.... Isso sim é velhice. Toda idade tem momentos bons e sabendo aceitar isso, será eternamente jovem.










 

Nenhum comentário:

Postar um comentário