segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Sobre o ENEM

Sim, eu fui fazer aquela prova. Longa, sinistra e cansativa. Aquela prova é tão do capeta que nem os irmãos Winchester conseguem exorcizar. Nem com muito sal, nem com muito latim. 
Hoje, estou aqui pra falar sobre a prova, sobre coisas que acontecem todo ano e principalmente, por que essa prova é tão grande. 

No primeiro dia: você sai de lá como se tivesse saído de uma guerra. Grandes textos, dos quais muitas vezes, precisa reler, porque simplesmente não entendeu. 
No segundo dia: tem uma hora a mais de prova mais a redação. 
Quando você sai de lá, está igual a um zumbi, andando devagar, sem saber quem é, de onde é, qual é o seu nome.A única coisa de que você tem certeza é pra onde quer ir: casa! 

Eu sou do tempo que não existia ENEM.
Você tinha quatro opções de faculdades públicas: UERJ, UFRJ, UFRRJ e UFF. Cada instituição, tinha duas provas (a primeira e segunda fase). Você estudava muito e fazia todas elas. Quem passou, passou. Quem não passou, tentava no ano seguinte. 
Até que inventaram esse ENEM. Ele no início era maravilhoso, porque ele era uma prova normal, com o intuito de somar pontos pra te ajudar a entrar em alguma faculdade. 
Eram 60 questões, redação e você só fazia num domingo, as 13 horas. Normal. Nada demais. 

Mas apareceu alguém e teve a grande ideia de colocar o ENEM como a prova principal de todas as instituições (menos a UERJ, que ainda não adotou o ENEM e nem o SISU).
Então, inventaram o SISU para unificar e o ENEM  como prova principal pra todas elas. Aí eles tiveram mais uma brilhante ideia: que 60 questões, mais redação, num único dia estava muito fácil e qualquer um poderia entrar. Por que não fazer 180 questões e a redação? Mas tudo isso em um dia, os alunos iam perder suas cabeças: "Arranquem as cabeças, arranquem as cabeças." 
Foi aí que perdemos nosso final de semana. Afinal, ninguém faz nada no final de semana mesmo, a não ser ficar em casa comendo gordice e assistindo Netflix. 


Coisas que acontecem todo ano:

-  Pessoas atrasadas.

Como todo ano as pessoas conseguem chegar atrasadas? Seria pra aparecer na tv? Assim, a prova ela é no horário da tarde, pro pessoal que mora na roça no Norte e Nordeste do país, consigam chegar a tempo pra prova. 
Uma vez, vi uma reportagem na tv, sobre uma menina que morava no Acre e ela ia fazer a prova. Ela pegou uma charrete, pra chegar até um rio, de lá pegou uma canoa, pra chegar na outra margem e depois andou por 8 km, pra chegar na escola e estava na porta às 10 horas da manhã. Ou seja, ainda ficou esperando por 3 horas. A MENINA PEGOU UMA CANOA E ANDOU POR 8 KM!!!!!! 
Aí vem uma menina, toda maquiada, arrumada que sai meio dia de casa, chega atrasada e ainda diz que a culpa foi do trânsito. SAI CEDO DE CASA! 

Não sabe onde é a prova? Procura no mapa. 
Ainda assim não sabe onde é? Tira um dia pra conhecer o caminho. 
No dia acorde cedo, se arrume e saia nem que seja 4 horas antes. Melhor esperar o portão abrir do que correr, vendo ele fechar. 
Não tem desculpa, até porque se fosse um show do seu cantor favorito, você estaria acampando na fila. 


- Lanches gigantescos. 

Eu entendo mesmo a necessidade de levar lanche,até porque a prova é longa e você precisa de uma distração, mas o que as pessoas fazem é um absurdo. Vai de piquenique a distribuição de São Cosme e Damião. 
Teve uma menina que entrou na sala com uma sacola de supermercado. Somos instruídos a deixar o lanche ao lado da cadeira, fora do saco. A menina tirou três pacotes de biscoito, dois sacos de jujubas, uma de delicado, duas barrinhas de chocolates, cinco saquinhos de amendoim, uma água, coca cola em lata, um guaraviton e um suco (sempre bom ter o que escolher).
Meu bem, isso é a prova do ENEM. Não o The Walking Dead. Não precisa pegar seu estoque de comida, pós apocalíptico. Amanhã ainda vai ter humanidade e, caso não tenha, você não irá precisar fazer o segundo dia da prova.   
Estou pensando seriamente em levar no próximo ano um lanche do McDonald's . 


Parte positiva da prova: O tema da redação. Amei. lindo demais. Tive tanta coisa pra falar, que pela primeira vez, não precisei aumentar a letra e nem contar linhas. 


















8 comentários:

  1. Tenho um comentário negativo a fazer...U.u, você escreveu pouco. rs
    Brincadeiras a parte, você escreve bem e tem um bom dinamismo, e cômica e isso da vontade de continuar lendo pra saber que piada ou trocadilho que você vai fazer, fala de forma descontraída sem ser muito "Teenager", particularmente eu não curto esse tipo de linguagem, mas curti o artigo ^^ continue nessa "vibe", você é boa e parece gostar de escrever, vai nessa e "Que a Força esteja com Você" <3 ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, lindo! Bom saber que gostam do que eu posto

      Excluir
  2. Cara,
    MELHOR TEXTO SOBRE ENEM EVER!
    Me mata de orgulho, neguinha!

    Sério!
    As pessoas desse país estão tão acostumadas a terem alguém passando a mão na cabeça que já nem se importam mais em ter responsabilidade, por isso que tem sempre um atrasado!
    Lógico que a gente sabe que imprevistos acontecem, mas é o que você disse: SAI CEDO DE CASA!

    Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada sempre! Você é uma das pessoas que me inspiro pra fazer um bom post!

      Excluir
  3. Parabéns pelo texto. Amei. Virei assinante. Bjs

    ResponderExcluir